Como esta é a primeira coluna do ano, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo aos meus leitores que vêm me acompanhando ao longos dos últimos anos.
Aproveito a oportunidade para dizer que Portal de Canoinhas vai, a partir deste mês iniciar um processo de mudança editorial com o objetivo de melhorar ainda mais o seu conteúdo e sua interação com o internauta.
Convido você, leitor desta coluna, a participar deste processo de mudança, sugerindo pautas, fornecendo dados, criticando e comentando o nosso trabalho. Quero contar mais uma vez com sua valiosa participação, não só como leitor, mas como critico do nosso trabalho. Vamos juntos fazer o site que você gosta de ler!!

O Jornal e Gráfica Diário do Planalto reuniu em dezembro todos os seus funcionários, jornalistas, colunistas e colaboradores para o seu tradicional almoço de final-de-ano, onde rolou também a "famosa" revelação do "amigo secreto".
O cardápio da festa ficou a carga do design gráfico Jéferson Dubena, que demonstrou todos os seu dotes culinários preparando uma deliciosa "alcatra no disco com molho de cerveja". Veja todas as fotos no site www.portaldecanoinhas.com.br

A Escola Kumon – Unidade de Canoinhas reuniu direção, funcionários, todos os seus alunos, bem como seus pais para um coquetel de final-de-ano no mês de dezembro.
Além da premiação aos alunos que se destacaram em seus estudos durante o ano, a diretora da escola Firmina de Paula e Silva Carvalho, comemorou os 10 anos de sucesso do Kumon em Canoinhas. Alunos da Casa da Cultura de Canoinhas abrilhantaram a noite com um recital de violão, violino e violoncelo.
Na oportunidade a diretora Firmina, lembrou que o Kumon é um método de estudo individualizado que busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só o Kumon. Diariamente se formam pessoas autoconfiantes, disciplinadas, capazes de enfrentar desafios, buscar os próprios sonhos.
"Não existe mágica e tampouco milagre. O que existe é respeito à individualidade e ao ritmo de desenvolvimento de cada aluno. O que existe é o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. Enquanto estuda Matemática ou Português, o aluno do Kumon aprende a como buscar o conhecimento e se prepara para um futuro brilhante e feliz", explicou.
Tudo isso é possível pelo fato de contar com um material didático próprio e auto-instrutivo, que permite ao aluno desenvolver os exercícios com o mínimo de intervenção do orientador e avançar para conteúdos além de sua série escolar, fazendo com que seja capaz de buscar o próprio o conhecimento.
"Queremos, de fato, participar da formação dos alunos, descobrindo o potencial de cada um e possibilitando que ele se torne uma pessoa autodidata e assim possa contribuir, efetivamente, para a comunidade em que vive", finalizou Firmina.
Minha sobrinha Carolina Winter Henckels comemorou ontem, dia 05/01, seus 15 anos. Carol como é carinhosamente chamada por todos é filha de Luciane e Valério Henckels e irmã de Giovana. Parabéns e que Deus continua a Te abençoar!!!
O experiente vereador Tarciso de Lima (PP) levou uma verdadeira rasteira dos seus colegas veteranos na Câmara de Vereadores de Canoinhas.
Tarciso estava contando com a participação no bloco que elegeria os presidentes pelos próximos quatro anos, mas foi surpreendentemente excluído do bloco. Para o seu lugar os veteranos Célio Galeski, Paulo Glinski, Bene Carvalho e Wilson Pereira, convidaram o tucano Gil Baiano quer serviu perfeitamente aos interesses do grupo.
Como não tem pretensões de ser presidente (pelo menos por enquanto), Gil Baiano era a peça que faltava para o grupo veterano dar um chega prá lá no não menos experiente Tarciso. Famoso por ser um exímio articulador para as eleições da Mesa Diretora, Tarciso admitiu a derrota, mas não se deu totalmente por vencido. "Perdi a batalha, mas não a guerra", disse o vereador mais experiente da Câmara que prometeu dar o troco aos "mui amigos" em 2010.
Betos Passos (PT) e os vereadores novatos perderam duas oportunidades de fazer a Presidência da Câmara. Se Passos, ou qualquer outro vereador ingressasse com um Mandado de Segurança na Justiça pedindo a anulação da lei que modificou o Regimento Interno da Câmara, com certeza conseguiriam uma liminar favorável.
A liminar até poderia ser derrubada mais tarde, mas certeza o bloco dos novatos já teria feito a Presidência e permanecido no poder pelo menos durante todo o ano de 2009.
Outra bobeira dos novatos foi o fato de não terem lido o Regimento Interno da Câmara.
Um artigo do capítulo que fala sobre a eleição da Mesa Diretora, prevê que as chapas para disputar a eleição deveriam ser registradas com 48 horas de antecedência do dia da eleição. Se os novatos tivessem registrado dois dias antes da eleição uma chapa indicando os candidatos para a Mesa Diretora, os demais vereadores não poderiam lançar sua chapa, mesmo que tivessem o vereador mais idoso.
O regimento é claro quando diz que as chapas deveriam ser registradas 48 horas da eleição. Como ninguém registrou chapa antes, ficou valendo as chapas apresentadas no dia 1º de janeiro, e a chapa apresentada pelo Bloco do vereador Célio Galeski foi vencedora, porque tinha a participação do vereador mais idoso, Bene Carvalho.
O prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSDB) saiu desgastado da eleição da Amplanorte. Se sabia que o seu município estava devendo mais de R$ 15 mil para a Associação, Alberti deveria antes de pleitear a presidência saldar a dívida ou nem cogitar ser o presidente.
A acusação do prefeito de Canoinhas, Leoberto Weirnet contra Alberti, caiu como uma bomba na reunião e deixou o prefeito belavistense sem argumentos. Restou aceitar a vice-presidência e aplaudir a vitória do seu algoz.
Olha, eu estive nesta semana lá na Cohab IV e quase não consegui fazer a matéria que saiu ontem no Diário.
O cheiro de esgoto que infesta o bairro todo é de dar ânsia de vômito.
Não sei como aquele povo agüenta tanto desrespeito. É por esta e por outras que eu sou à favor municipalização dos serviços de água e esgoto em Canoinhas. A Casan só sabe cobrar (e bem!!) pela água que tira de graça do Rio Canoinhas e investimento que é bom, nada!! Os moradores da Cohab deveriam se unir, contratar um bom advogado e entrar com uma ação baseado no Código de Defesa do Consumidor contra a Casan exigindo todo o dinheiro de volta das famigeradas "taxas de esgoto" que foram pagas desde a inauguração das casas.
Já que a Casan cobra dos moradores por algo que não funciona, nem nunca funcionou.
Com certeza a Justiça determinaria a devolução do dinheiro pago, e ainda em dobro, sem falar nos danos morais e materiais, já que os moradores convivem com o esgoto à céu aberto, sujeitos a todo tipo de doença.
Fiz um deposito em dinheiro na minha conta no Banco do Brasil no dia 12 de dezembro através do Auto Atendimento. Após alguns dias, já neste mês de janeiro verifiquei ao tirar um extrato que o depósito não havia sido creditado na conta. Ao procurar a agência para reclamar, fui informado pelo funcionário do banco que a nota de R$ 50,00 que havia no envelope do meu depósito era suspeita de ser falsa e havia sido enviada para análise!!!
Ora, se o envelope foi aberto no mesmo dia, ou no dia seguinte, porque o Banco do Brasil não entrou em contato imediatamente com o cliente para informar a situação? Se tivesse agido desta forma, com certeza saberia onde e de quem recebi a dita nota.
E quem me garante que a nota que eu depositei era realmente falsa? Tenho certeza que não era!! Se o banco não teve a capacidade de procurar o cliente para informar - a iniciativa partiu do cliente - posso questionar esta informação!!
Depois dessa, nunca mais vou fazer depósito em auto-atendimento, afinal amanhã ou depois, posso ter o desprazer de ser informado que o valor que depositei, não era o que havia no envelope, ou até mesmo que o envelope estava vazio.
Vou provar como, afinal ao que parece a palavra do banco vale mais do que a cliente!!!
O Ministério Público Federal em Santa Catarina apresentou no dia 10 de dezembro à Justiça Federal uma ação civil pública para anular a compra do jornal A Notícia, de Joinville que aconteceu em 2006 pelo Grupo RBS. A compra do periódico motivou a ação, que tem por objetivo "combater o oligopólio do Grupo RBS nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Cantarina", conforme explica o procurador da República do município de Tubarão (SC) e coordenador do inquérito, Celso Três. As informações são do site Comunique-se. "Isso é um escândalo porque, em Santa Catarina, não existe nenhum jornal de expressão que não pertença ao Grupo RBS", afirma o procurador. Em Santa Catarina, pertencem ao grupo os jornais Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, Hora de Santa Catarina e, agora, A Notícia.
O grupo também é dono do jornal Zero Hora, o mais importante no Rio Grande do Sul, e filiais da TV Globo na região. Celso Três questiona o impacto social do oligopólio do Grupo RBS sobre a comunidade. "No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina são 18 emissoras de televisão, dezenas de estações de rádio e uma dezena de jornais.
Um veículo catapulta o outro. Isso é muito, mais grave do que ter um oligopólio de chocolate, cerveja ou de telefonia celular, porque estamos lidando com a essência do Estado democrático, ou seja, o direito à informação." Segundo a assessoria de imprensa da RBS, o grupo não foi comunicado oficialmente sobre o fato. Desta forma, não vai se pronunciar a respeito.
Vereador Alexey Sachewd (PPS), o Porcão, tomou posse como vereador usando uma gravata preta personalizada com o símbolo da Maçonaria, formado pelo compasso, o esquadro e a letra G.
Algumas leitores do Portal de Canoinhas e do Diário do Planalto ficaram horrorizados ao ler a palavra "Merda" no site e no jornal nesta semana.
Chegaram a publicar criticas sobre o uso da palavra na Tribuna Livre do site Portal de Canoinhas, dizendo que o jornal e o site não poderiam usar "palavras de baixo calão" como "merda", ainda mais na capa, pois as pessoas e principalmente as crianças ficariam chocadas. Muito bem, o escritor Nelson Rodrigues, já dizia que "palavrão também é filho de Deus".
O jornalismo precisa ser baseado na verdade, não é mesmo!! ? ? Entao, o termo merda foi usado na matéria, não de forma pejorativa, a palavra foi usada justamente porque é a mais pura verdade. Os moradores da Cohab VI estão pagando para cheirar merda, sim!!! Quem duvidar que vá até lá para ver, ou melhor sentir o cheiro. Ora, que hipocrisia, que falsos pudores são estes!!? ?
Merda é merda, no caso da matéria é o que está jorrando à céu aberto nas ruas da Coahb IV. Ouve-se merda nas novelas da Globo, no Faustão, no cinema e no dia a dia, ou você nunca falou merda, no sentido exato da palavra e até de forma pejorativa na vida?
Até o Lula já disse, alías muita coisa que ele fala não passa de merda, isso é verdade. Mas por exemplo, seria difícil encontrar termo mais adequado em certos contextos. Certa vez Tom Jobim explicou a um jornalista a profunda diferença entre morar nos Estados Unidos e no Brasil. Disse Jobim, "morar nos Estados Unidos é bom, mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda... mas é bom! E ainda só para ilustrar, para quem não sabe "Merda" tem conotação irônica no mundo teatral.
Dizer esta palavra antes de a cortina se abrir é desejar sucesso a todos. Então leitores, não se ofendam com o título desta nota, que foi escrita neste sentido ta bom. Mas voltando a merda que saiu no jornal, ou melhor a merda que jorra na Cohab IV, os leitores que ficaram horrorizados com a palavra deveriam sim, ficar chocados com o drama vivido há 15 anos pelos moradores que pagam por um serviço que não tem, ou melhor por um serviço de merda que tem, e ainda são obrigados a cheirar merda o dia inteiro.
Para finalizar, gostaria de repetir uma sabia frase do jornalista Gabriel Perissé do Observatório da Imprensa, "O palavrão, na hora certa, é a palavra mais santa".

A Câmara de Três Barras pode ser orgulhar por ser a única da região que conta com nada mais, nada menos que três mulheres, bonitas, inteligentes e muito simpáticas, Dionice Guimarães, Siomara Corrêa e Renilce de Oliveira.
Com certeza as sessões da Câmara tresbarrense terão um tempero bem diferente nos próximos quatro anos.