Aguarde!

Pesquisar no Portal de Canoinhas

Eventos

Parque de exposições Ouro Verde

Um grande atrativo de Canoinhas são suas festas tradicionais que costumam preservar os hábitos dos antigos colonos e sua herança cultural. Realizada no Parque de Exposições Ouro Verda, a festa estadual da Erva Mate, a Fesmate, promovida à cada dois anos é, sem dúvida o maior evento do gênero na região. A Fesmate que é realizada sempre em setembro, junto às comemorações do aniversário da cidade, costuma atrair um público superior a 20 mil pessoas em cada edição. Shows musicais, exposições agro-industriais e o gostoso chimarrão são os principais atrativos da Fesmate.

Outra festa que vem crescendo a cada ano é a Festa da Manteiga, realizada no Distrito de Marcílio Dias no mês de agosto. A festa que resgata tradições culturais e a antiga vocação comercial da fabricação de manteiga de Marcílio Dias, costuma atrair ex-moradores e pessoas que nasceram na cidade mas moram atualmente em outras partes do país. Um dos atrativos da Festa da Manteiga com certeza é sua parte gastronômica.

MichuimO Michuim, que é prato típico da cidade, que consiste em um carneiro assado inteiro, recheado com condimentos e temperos especiais, é o prato principal do cardápio da festa. No baile, os presentes proporcional um espetáculo especial, quando são convidados a bater manteiga em legítimas manteigueiras utilizadas pelos antigos moradores. A própria manteiga fabricada no baile é servida em um gostoso café colonial no encerramento da festa. Imperdível!!!

A cidade também é conhecida no estado pelo grandes rodeios criolos que realiza periodicamente. Os rodeios do Centro de Tradições Gaúchas Fronteira Catarinense e do CTG Fivela do Contestado são os mais famosos. Nestes eventos que costumam atrair visitantes dos três estados do sul, as tradições gaúchas como as músicas de viola e gaita, as provas campeiras e o bom churrasco regado à um gostoso chimarrão produzido na terra, são as principais atrações.

Tradições gaúchasApesar dos poucos gaúchos, Canoinhas possui uma forte vocação para as coisas e a cultura do vizinho estado. Na cidade está sendo construído um legítimo galpão de tradições gaúchas que, segundo seu idealizador e proprietário, Vianei Ferlin, será o maior e mais bem montado de Santa Catarina. "Sou um apaixonado pela tradição gaúcha e quero fazer do meu galpão um referencial para Santa Catarina e, talvez até para o Brasil", conta entusiasmado. Quando ficar pronto, o que deve acontecer antes do final do ano, o Galpão Serrano, terá salão de baile, churrascaria, espaços para apresentações artísticas e um legítimo "fogo de chão" que, depois de aceso, nunca mais se apagará.

Para quem gosta de pescaria e opções de lazer aquático, Canoinhas não deixa à desejar. Os distritos de Paula Pereira e Felipe Schmidt, além de algumas Localidades do interior, são banhadas pelo famoso e belo rio Iguaçú, onde a pesca e os passeios de barco são muito utilizados. Nestes locais existem dezenas de ranchos que podem ser alugados para uma temporada de pesca e descanso bem pertinho da natureza. Se o turista preferir, pode optar pelos três pesque-pagues existentes na cidade.

Um deles, o Pesque-pague Suchara fica bem perto do centro, no Bairro Aparecida, e tem a opção da pesca noturna. Outro local de lazer e diversão para os canoinhenses e visitantes é o balneário Pedreirinha, localizado à 10 quilometros do centro. Com uma linda área de camping, churrasqueiras e uma pequena cachoeira de águas cristalinas, a Pedreirinha vive cheia nos domingos do verão, mas também é freqüentada o ano todo por turistas que gostam do contato com a natureza e a tranqüilidade. A cidade ainda conta com um parque aquático, o Olho D´Água, que fica às margens da BR 280, na divisa entre Canoinhas e o município de Bela Vista do Toldo. No local, além das piscinas o visitante pode andar de pedalinho no rio artificial, acampar ou fazer um churrasco embaixo da árvores nas muitas churrasqueiras espalhadas pela área.