O cenário dos jogos mobiles no Brasil em 2018

Canoinhas
05 de Novembro, 2018 280

Publicado em: 05/11/2018 às 15:52

Atualizado em: 05/11/2018 às 15:58

Colocamos esta foto como abertura para mostrar a primeira ideia de ter o seu jogo favorito na palmas das mãos, dos anos 90 até os dias de hoje já se passaram 30 anos e agora estamos em uma nova fase da tecnologia a qual é controlada pelos mobiles, principalmente os smartphones. O mercado de mobiles está só aumentando no mundo inteiro, e no segmento de jogos digitais, mais de 80% dos jogadores brasileiros usam seus aparelhos celulares para jogarem. O mercado de jogos mobiles é o que mais cresce, pois é isso que a população consumidora quer. O computador teve uma queda enorme, e os consoles também, principalmente entre os anos de 2017 e de 2018. Isso tudo porque os mobiles estão cada vez mais acessíveis e também cada vez mais com mais qualidade tanto de som como também de imagem, permitindo que mais pessoas comecem a jogar.

O Brasil no mercado de jogos mobiles

O Brasil já faz parte do mercado mundial de jogos mobiles tanto como consumidor como também produtor. Um outro ponto bastante importante é que o mercado de jogos digitais funciona de forma diferente, já que eles precisam ser aplicativos que somente podem ser vendidos na plataforma da Google ou da Apple, dessa maneira, ao mesmo tempo que qualquer desenvolvedor grande ou pequeno pode mandar o seu jogo, este passa por uma rigorosa curadoria que só permite os melhores se destacarem, sem ser possível fraudes. Dessa maneira, os desenvolvedores de jogos precisam ter um relacionamento bastante próximo com a Google e com a Apple. Vale também ressaltar que o mercado de jogos online é sempre globalizado, por isso é preciso pensar não somente no Brasil como também em todo mundo, principalmente Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Empresas brasileiras com jogos mobiles famosos

Um dos jogos brasileiros que tem se destacado no mercado dos jogos mobiles é o Horizon Chase, um game de corrida com inspiração em clássicos, lançado em 2015 para Android e iOS. O jogo é basicamente de ação sendo de passatempo e de entretenimento. A empresa responsável é a Aquiris. Mais uma empresa brasileira se destacando no mercado de jogos mobiles é a Fanatee, a qual produz games focados em educação, seus games tem sido um grande sucesso, já que acumulam milhões de downloads não só entre os brasileiros como também em outros países do mundo, tal como Estados Unidos, Alemanha, França e Itália. Um desses jogos é o STOP, o qual ajuda a aprender mais palavras e vocabulário dependendo da letra do alfabeto escolhido. O mercado brasileiro precisa se igualar ao estrangeiro, de maneira que a base de ideias e de referências é o que faz sucesso no Brasil.

Os jogos mobiles favoritos entre os brasileiros

Entre os jogos favoritos dos brasileiros para mobiles está o Pokémon Go, o qual foi febre em todo o mundo, mas principalmente na América do Sul e no Brasil. Mesmo sendo lançado em 2017, a desenvolvedora está sempre atualizando, e recentemente ganhou 50 novos personagens e um clima ainda mais dinâmico. Os brasileiros também adoram jogar em cassinos online, como a Betway, nos mais variados tipos de slots, que apresentam temáticas bastante diferenciadas e uma jogabilidade bem moderna e atualizada no segmento. Dados da Pesquisa Games Brasil 2016 explicam que mais de 40% dos gamers gostam de jogos de ação e mais de 50% de jogos de estratégia. Segundo informações das lojas tanto da Google como da Apple, os jogos mobiles mais populares entre os brasileiros são: Cooking Fever, MMX Hill Dash 2, Minecraft, The King of Fighters e outros.

A realidade dos jogos mobiles no mercado internacional

Todas as grandes empresas estrangeiras que trabalham com games entraram para o mercado de mobiles, gerando um crescimento neste segmento de em torno de 26%. Este mercado poderá chegar a valer em 2021 mais de 100 bilhões de dólares. Além disso, a China é um grande mercado consumidor, e grande parte desses jogos mobiles estão sendo adaptados ao mercado asiátios. Empresas como Sony, Nintendo, Activision Blizzard, Electronic Arts, SEGA, Ubisoft e muitas outras já apresentam vários jogos para o mobiles, sendo que a cada ano estão ampliando ainda mais seu catálogo neste segmento, não só atualizando para esta plataforma jogos antigos como criando jogos exclusivos para celulares. Agora em 2018, um dos jogos mobiles que mais tem se destacado é o Fortnite, o qual se tornou um sucesso enorme em todo o mundo. Você pode ver outros games que tem se destacado em 2018 aqui.


É importante dizer que mesmo sendo para mobiles todos esses jogos não perdem em nada tanto em jogabilidade como também em qualidade de som e de imagem, e em alguns casos são até mesmo melhores que a versão console. Para quem gosta de jogar e tem um smarthphone há diversas opções de jogos gratuitos como também pagos. Alguns deles apresentam versões demos, na qual você pode conhecer o jogo antes de comprar e também há a versão gratuita que depois pode ser estendida e atualizada com a realização de um pagamento. Em adição, alguns dos jogos trazem atualizações constantes, modificando e melhorando o game sem precisar investir em um novo jogo. Este é um segmento que está se desenvolvendo tanto para os produtores dos games como também para os jogadores deles. Deu para perceber que este mercado de jogos mobiles não vai parar de crescer, por isso as empresas estrangeiras como também as brasileiras estão tentando ao máximo ocupar uma grande porcentagem desse mercado consumidor. Para isso estão criando jogos diferenciados e com boas tecnologias para atrair os jogadores e também estarem nos tops da listas da lojas da Apple e da Google. Esta é um mercado em plena extensão e sobre o qual vamos ouvir falar bastante em um futuro próximo!

O que você achou desses dados? Você concorda com eles? Qual é o seu jogo para mobile favorito? Você joga ou quer jogar algum game mobile brasileiros? Não deixe de comentar e de compartilhar este artigo! Até o próximo! Acesse o nosso conteúdo de Revista para mais artigos como este.



Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646