WestRock confirmai investimento de U$ 345 milhões na ampliação de sua fábrica de papel em Três Barras

Investimento estava prevista como ter início no começo deste ano, mas só agora é confirmado depois do resultado das eleições presidenciais

Planalto Norte
06 de Novembro, 2018 908

Publicado em: 06/11/2018 às 19:58

Atualizado em: 06/11/2018 às 20:28

A WestRock anunciou a aprovação do investimento de U$ 345 milhões (R$ 1,3 bilhão de Reais no câmbio atual) para a ampliação de sua fábrica de papel, localizada em Três Barras (SC). A expansão faz parte do plano estratégico de longo prazo da empresa que visa ampliar o seu negócio integrado, que a partir do início do ano que vem, passa a contar com aumento significativo de sua capacidade de produção de papelão ondulado.

Isso ocorrerá quando as operações da nova unidade de Porto Feliz ? SP (estado da arte em tecnologia, inovação e nível de serviço, frutos de investimento de mais de US$ 125 milhões, em 2018) estarão em sua capacidade total: mais de 400 milhões de metros quadrados de papelão ondulado ao ano.

Com o investimento, a empresa também mira no mercado de papel kraft de alta performance, visando atender, de forma consistente, os clientes dos mercados doméstico e de exportação.

Com a ampliação, a Fábrica de Papel de Três Barras terá sua capacidade total de produção da linha de papéis de alta performance HyPerform de cerca de 685k metric tons ao ano (750k short tons/ano), de um total anterior de cerca de 470k metric tons/ano (520k short tons/ano). Os papéis HyPerform são produzidos a partir de fibras virgens de eucalipto e pinus, vindas das operações Florestais WestRock e oferecem resistência superior com gramaturas reduzidas, além de melhor uniformidade em perfis de gramatura, espessura e umidade, que juntos conferem ganhos de desempenho significativos no processo de produção.

Os investimentos anunciados em Três Barras serão direcionados, principalmente, para ampliação e otimização dos recursos industriais existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação e ampliação das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte a produção.
A partir das alterações e instalações previstas na ampliação, a fábrica de papel de Três Barras aumentará a eficiência de aproveitamento da madeira para geração de celulose, matéria prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente. Os investimentos também impactarão positivamente a eficiência energética, aumentando a autossuficiência da fábrica de 55% para 85%.

As obras da expansão iniciarão em fevereiro de 2019, com previsão de conclusão para março de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação WestRock Brazil.

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646