Em que é consumida a internet no mundo?
Publicado em: 16/01/2019 às 16:47
Atualizado em: 24/01/2019 às 09:47
Fonte: Pixabay.com
A internet foi desenvolvida como
uma ferramenta de comunicação global, e portanto, tornou-se a principal fonte
de entretenimento em todo o mundo, onde seu consumo pode ser dividido em três
categorias: vídeos, páginas estáticas e videogames.
Além de ser uma ferramenta de comunicação, a internet evoluiu para se tornar uma ferramenta que tem como principal uso o entretenimento, em um negócio que mobiliza milhões de dólares todos os anos. Em relação a isso, o site Sapo destaca que a Netflix devora 15% da internet de todo o mundo, tornando a plataforma de streaming o principal recurso de uso da internet na atualidade.
A plataforma, que já obteve mais
de 130 milhões de assinantes globalmente, representa em média 15% do total de
tráfego de dados na internet, ainda mais durante a noite. Esse
é considerado o horário de maior uso da plataforma, e a Netflix já chegou
a usar 40% de toda a extensão da banda. No entanto, o consumo de vídeo na
Internet não está apenas nas mãos da Netflix, já que essa plataforma é seguida
por seus principais concorrentes: o YouTube e a Amazon Prime Video.
Representando 57,7% do uso da
Internet global, os vídeos são mostrados como a principal fonte de consumo da
Internet em todo o mundo. Atrás dos vídeos, as páginas estáticas ou de texto
representam 17% do tráfego global da Internet.
Neste contexto, os sites de
entretenimento, como a casa de apostas esportivas Betfair, são apenas um exemplo de consumo de
entretenimento na Internet. Além de permitir o acompanhamento de eventos
esportivos, sites como esse misturam sua oferta com jogos online, ampliando
suas possibilidades de alcance no mundo da internet.
Finalmente, os videogames são a
terceira categoria com notória representatividade em relação ao uso da internet
em todo o mundo, tendo 7,8% do uso global da Internet. Além do mais, esta
indústria é uma das mais lucrativas do mundo, e tem smartphones como os
protagonistas na atualidade.
Um dos exemplos mais claros nesse
aspecto, é apresentado pelo site Época Negócios, relatando que o game sensação dos
eSports, Fortnite, faturou US$ 100 milhões apenas nos primeiros 90 dias de
estar disponível para iOS, o sistema operacional dos smartphones da Apple.
Com referências como a anterior,
os videogames desenvolvidos para dispositivos móveis rapidamente se
tornaram os mais rentáveis do mundo, e devido a isso, o crescimento do tráfego
de Internet relacionado a videogames é mostrado como uma das tendências
para o futuro do consumo da Internet.
Sem dúvida, o entretenimento
online é a principal razão para o uso da Internet em todo o mundo e, com
exemplos como plataformas de vídeo, sites de entretenimento e videogames
online, as estatísticas mostradas acima encontram seus expoentes máximos.
Como mostra o site da CanalTech, o Brasil já possui mais de um smartphone ativo
por habitante, o que mostra uma oportunidade para as plataformas de
entretenimento mencionadas anteriormente, aproveitar para trazer seu conteúdo
para mais pessoas, e continuar liderando o uso da internet ao redor do mundo.