Carros elétrico e híbridos vão entrar no mercado brasileiro
Fonte: Pexels
O mês de maio fica marcado pelos anúncios feitos por três
grandes nomes da indústria automóvel - Renault, Caoa Chery e Toyota. As três
marcas vão ser pioneiras na introdução de carros elétricos e híbridos no
mercado brasileiro. Ao contrário das expectativas iniciais, os modelos poderão
chegar a "terras de Cabral" mais cedo que o previsto.
A Toyota abriu o precedente e os anúncios precipitaram-se.
Após a marca japonesa revelar o lançamento do primeiro híbrido flex do mundo, a
Renault não quis perder mais tempo e veio a público anunciar a sua aposta
centrada na motorização 100% elétrica para o mercado brasileiro.
Por seu turno, a Caoa Cherry também vai reforçar a aposta
no mercado brasileiro, segundo o anúncio feito no Salão Automóvel de Xangai, na
China. As questões associadas a modelos elétricos dominaram as atenções no
certame que se realizou durante o mês de abril no país asiático e a Caoa
Cherry também contribuiu para a situação. Para além de ter anunciado
a duplicação da rede de concessionários em solo brasileiro, anunciou também o
lançamento de pelo menos três modelos elétricos para comercialização - subcompacto
eQ1, Arizzo 5 e Tiggo 2.
Introdução
está para breve
De momento decorre um processo de homologação no
Brasil relativo a este tipo de automóveis, podendo existir "luz
verde" ainda em 2019. Para o consumidor, o preço inicial do
carro elétrico poderá ser uma entrave sobretudo nesta fase, caindo apenas
quando o volume de produção do mercado subir, tal como adverte Ricardo Gondo,
presidente da Renault Brasil que considera que seu negócio "não é
mais só vender carros, procurando a empresa encontrar soluções de mobilidade
tendo em conta responsabilidade social e ambiental". A marca que patrocina
uma das equipas que competem na Fórmula 1, modalidade disponível em https://apostas.betfair.com/, lançou
recentemente um modelo de carro elétrico
intitulado Zoe.
Para esta introdução dos carros elétricos, é indispensável
a simultânea criação e instauração de infraestruturas para recarregar as
baterias. Para responder a essas necessidades, já são algumas as grandes empresas
que estão a proceder a investimentos. A portuguesa EDP, empresa no sector das
energias que tem apostado bastante nas renováveis, estabeleceu uma
parceria com os alemães da BMW para elaboração de um corredor elétrico entre
São Paulo e Rio de Janeiro, infraestrutura cujo valor de produção ascendeu ao
milhão de reais em seis equipamentos. No entanto, o investimento não vai ficar
por aí, dado que os portugueses também vão avançar com investimentos
no Estado do Espírito Santo.
Recentemente, a Volkswagen confirmou que está a planear entrar no segmento de carros elétricos e híbridos no Brasil, introduzindo pelo menos seis modelos elétricos nos próximos cinco anos, ou seja, até 2023. O primeiro será o híbrido plug-in Golf GTE que ao que tudo indica vai começar a ser comercializado no segundo semestre desse ano civil de 2019.
No Egito, à semelhança do que acontece no Brasil, a
regulamentação para área ainda não está preparada. No entanto, o Ministério do
Interior do Egito está já a conceder licenças temporárias aos utilizadores por
forma a facilitar o uso e importação de veículos elétricos.