Avaí faz campanha desastrosa e futebol catarinense enfrenta crise no Campeonato Brasileiro

Brasil
31 de Agosto, 2019 1.635

Publicado em: 31/08/2019 às 17:16

Atualizado em: 05/09/2019 às 10:45

O futebol catarinense não tem conseguido se orgulhar da campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro. A equipe da capital é lanterna da competição e, até a metade do 1º turno, não conseguiu uma vitória sequer. Com isso, os torcedores do Leão da Ilha já praticamente aceitam o rebaixamento para a Série B do ano que vem. 

Santa Catarina tem grandes chances de ficar sem representantes na elite nacional, já que a Chapecoense também luta para se afastar da parte de baixo da tabela.

Com apenas seis pontos, o Avaí faz uma das piores campanhas de um time no Brasileirão. São oito derrotas, seis empates e nenhuma vitória conquistada até a metade dos 19 primeiros jogos da tabela. O saldo de 13 gols negativos já diz muito da campanha. O time é o último colocado, mas ainda vê de perto a equipe do CSA, que possui apenas dois pontos a mais, porém já conseguiu uma vitória. 



O aproveitamento de 14,3%, como mostra a tabela da Série A disponibilizada pelo portal Globoesporte, é até inferior a outros times que rebaixaram em outras temporadas. É um sinal de que a recuperação do Avaí na disputa será complicada. O treinador Alberto Valentim confia nisso. Ele afirmou, em reportagem do jornal O Lance, que o time tem mostrado melhoras e que a resposta vai acontecer dentro de campo. Apesar disso, o Avaí segue sem conseguir uma vitória na disputa do Brasileirão.

Com Palmeiras, Santos e Flamengo já com certa vantagem na parte de cima da tabela, o Avaí luta contra outras equipes em má fase para se recuperar. O portal da Betfair com apostas para hoje mostram que a luta será complicada. Além do CSA, apenas times grandes estão na parte de baixo da tabela: Cruzeiro, Fluminense, Vasco e Grêmio. Outro que integra a zona de rebaixamento é a Chapecoense, que pode ser rebaixada pela primeira vez.

Chape em perigo

Assim como o Avaí, o time de Chapecó vive momento dramático. Os péssimos resultados nas 14 primeiras rodadas tem provocado crises e problemas para o elenco. A Chapecoense ocupa 18ª posição e possui apenas 10 pontos conquistados. Foram duas vitórias, quatro empates e oito derrotas até momento. Situação inédita para o time, que desde a estreia na Série A nunca foi rebaixada para a Segundona do Campeonato Brasileiro.



Porém, o risco de isso acontecer parece alto e já irrita alguns dirigentes do time. O presidente Plinio David de Nes Filho já fez algumas declarações, como mostra a notícia do portal Gazeta Esportiva, e prometeu mudanças drásticas até o final da temporada. A dúvida é se esse tipo de comportamento ajuda a melhorar o trabalho feito por Ney Franco, que também sofre com a pressão vindo de fora dos gramados. Avaí e Chapecoense são os dois representantes do futebol catarinense na Série A, porém parece que por pouco tempo. O Figueirense, que atualmente disputa a Segundona, também não parece mostrar um futebol suficiente para chegar no G4 da disputa. Assim, Santa Catarina perde força em 2019 e mostra que vai precisar de uma reformulação em todos os times para voltar a ser protagonista no futebol brasileiro.


Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646