Chapecoense termina temporada 2019 disposta a se recuperar para o próximo ano

Estado
19 de Novembro, 2019 345

Publicado em: 19/11/2019 às 22:28

Atualizado em: 19/11/2019 às 22:43

O final de ano da Chapecoense tem sido melancólico, principalmente pelos resultados dentro de campo. Além de ocupar as últimas posições do Campeonato Brasileiro, a equipe catarinense também mostra pouco poder de reação até o final da 38ª rodada. Porém, os bastidores do time já começam a se movimentar para fazer de 2020 uma temporada positiva, principalmente se o objetivo for voltar para a elite do futebol nacional. Mudanças na diretoria, como a saída do antigo presidente, aconteceram no início de novembro. Até o final da 32ª rodada, a Chape acumulava apenas 22 pontos e tinha um aproveitamento de 22% no Brasileirão. O resultado dessa péssima campanha é a penúltima colocação na tabela, ficando na frente apenas do rival Avaí. É possível ver a tabela atualizada do torneio no site oficial da CBF, em https://www.cbf.com.br/. Isso resume o que foi a temporada da equipe, que até mesmo no Campeonato Catarinense ficou com o vice-campeonato.

Nem mesmo a chegada de Marquinhos Santos, que assumiu o lugar deixado por Ney Franco, fez o Verdão do Oeste conseguir uma reação. Uma entrevista dada pelo treinador, que pode ser lida em https://globoesporte.globo.com, mostra como o ano foi de aprendizado. O experiente técnico admitiu o fraco desempenho durante o ano e disse que a ideia é aprender com todos os erros cometidos até aqui. Só assim para conseguir em 2020 melhores resultados dentro de campo. 

Até o final da temporada, a Chapecoense deve lutar com o Avaí contra a lanterna do Campeonato Brasileiro. Algumas das cotações disponíveis em https://apostas.betfair.com/ indicam que um dos times catarinenses deve terminar como o pior na tabela. É um final melancólico para um ano cheio de problemas, mas que pode ser tomado como lição para 2020. A Chape já dá sinais, pelo menos fora dos gramados, de que a próxima temporada será de mudanças.

Troca nos bastidores

No início de novembro, os torcedores da Chape receberam uma notícia vinda direto das tribunas do clube. O presidente Plinio David de Nes Filho renunciou à presidência do clube e deu espaço para mudanças profundas na diretoria. A carta de despedida, que pode ser acessada no site oficial do clube, em https://chapecoense.com/, foi entregue no dia 1º de novembro já pensando no planejamento da próxima temporada.

Outras mudanças devem ocorrer até o final dezembro e, principalmente, durante a pré-temporada em 2020. Se a Chapecoense tiver como objetivo o retorno à elite do Campeonato Brasileiro no próximo ano, será preciso trazer reforços ao elenco. O treinador Marquinhos Santos deve ficar na equipe, mesmo com o desempenho ruim desde julho. É preciso evitar mudanças rotineiras na comissão técnica.

O futebol catarinense não teve um ano positivo, já que Avaí e Chapecoense fizeram campanhas ruins na Série A e o Figueirense também não foi bem na Série B. É um ano de aprendizado para fazer com que o estado volte a ter um representante na elite do futebol nacional. Os torcedores da região não merecem perder o protagonismo, que hoje está mais do lado paranaense, após a boa campanha do Athlético na temporada.


Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646