FAESC/Senar forma 27 novos Técnicos em Agronegócio em Canoinhas

Curso com duração de dois anos foi realizado de forma gratuita em parceria com o Sindicato do Produtores Rurais de Canoinhas

Canoinhas
17 de Fevereiro, 2020 1.271

Publicado em: 17/02/2020 às 16:46

Atualizado em: 17/02/2020 às 16:49

Após dois anos de dedicação, 27 alunos do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), receberam o certificado de conclusão de curso em Canoinhas. O evento, realizado no dia 15 de fevereiro na Cabanha Serra Alta, reuniu a coordenação técnica, docentes, familiares e amigos dos formandos.

Dentre os formandos estavam agricultores, vendedores, sindicalistas, contabilistas e até engenheiros com idades entre 20 e 58 anos, todos com o mesmo propósito, adquirir novos conhecimentos e aprender uma nova profissão. 

O curso inédito em Canoinhas foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, e teve o objetivo de qualificar produtores rurais e otimizar o desenvolvimento das propriedades, visando o crescimento de diversos segmentos das cadeias produtivas da agropecuária.

Os formandos escolheram como paraninfa a secretária do curso Sabrine Werka que teve um papel destacado na organização e atendimento aos alunos durante todo o curso.

O escolhido para prestar o compromisso profissional dos formandos foi o agricultor de Canoinhas Gildo Stocker, que também foi destacado pelos formandos como o "Amigo da Turma". O orador da turma Eraldo Konkol da cidade de Irineópolis, em seu discurso, falou sobre os afetos cultivados e que ficarão marcados nessa trajetória e dos desafios que todos ali enfrentaram para alcançar a vitória que culmina com a formatura.

Já o patrono do curso, professor e tutor Irineu Berezanlsi em seu pronunciamento, agradeceu pela escolha de seu nome para apadrinhar a turma e destacou que a cerimônia de formatura é o objetivo principal Faesc/Senar, agradecendo a todos que colaboraram para que aquele momento fosse possível. Ele falou sobre os compromissos que cada um terá agora depois de formados, tanto na vida pessoal, profissional e na sociedade. Assim, o professor buscou oferecer conselhos que pudessem fazer diferença na vida das pessoas que ele busca praticar em sua vida pessoal, e concluiu falando a função social dos formandos: ?não estamos integrando à sociedade somente técnicos, mas também seres humanos melhores?
Ele agradeceu pela homenagem, parabenizou os formandos e colocou-se sempre à disposição, finalizando com a citação do filósofo Leandro Karnal, "um homem honesto não pode acordar depois do sol nascer."

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, Edmilson Werka lembrou em seu discurso que foi em 2015 que iniciou as tratativas para oferecer o curso técnico em Canoinhas. "Hoje é a realização de um sonho participar desta formatura, que idealizamos a alguns atrás", destacou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Predoso disse que os cursos oferecidos pelo sistema Faesc/Senar tem o objetivo de capacitar produtores rurais de Santa Catarina para se tornarem cada vez mais competitivos no mercado de trabalho e em suas propriedade rurais.

Pedroso também anunciou em seu discurso que a Faesc/Senar está oferecendo em Santa Catarina as inscrições para a graduação de nível superior em Tecnologia em Gestão do Agronegócio - EAD da Faculdade CNA, convidando os novos técnicos a continuarem seus estudos, agora em nível superior.

As inscrições para o processo seletivo da Faculdade vão somente até o dia 21 de fevereiro. Os candidatos que não realizaram o Enem de 2015, 2016 ou 2017 podem se inscrever no processo seletivo agendado. O edital está disponível no site: faculdadecna.com.br 

 
Nova turma 

A Faesc/Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas já realizou o processo seletivo para ingresso na nova turma do curso técnico em Agronegócio, ofertado pela instituição. As aulas da nova turma com 30 alunos deve iniciar em março deste ano. 

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646