Operação cumpre mandados de prisão em Major Vieira

Canoinhas
13 de Agosto, 2020 606

Publicado em: 13/08/2020 às 15:51

Atualizado em: 13/08/2020 às 15:54

Uma nova operação da Polícia Civil e do Gaeco cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (13) na cidade de Major Vieira, no Planalto Norte. A ação faz parte da Operação Et pater filium, que investiga uma possível organização criminosa suspeita de cometer crimes de fraudes a licitações e corrupção em Major Vieira. Foram presos o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini (MDB), seu filho Marcus Vinicius Severgnini e do irmão de Orildo, o ex-vereador Dercilio Severgnini (MDB).

A operação é realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil de Santa Catarina. Os prisão foram deferidos pelo Tribunal de Justiça, já que o prefeito tem foro privilegiado. Foram empenhados na operação mais de 20 policiais civis e militares, integrantes do Gaeco e da Delegacia de Canoinhas. Foram feitas buscas e apreensões de documentos na casa dos acusados, na prefeitura e também na chacará de Orildo que fica às margens da SC 477.

Os acusados foram encaminhados a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas onde ficarão à disposição da Justiça.

A investigação, coordenada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, foi desenvolvida pelo Grupo Especial Anticorrupção do Ministério Público (GEAC) e pela Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas (DIC), com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Segundo o MP, a investigação demonstra uma ligação próxima entre empresários e funcionários públicos para direcionar as contratações públicas - a maioria no ramo de construção civil - para empresas parceiras em troca do pagamento de vantagens ilícitas aos agentes públicos, causando danos milionários aos entes públicos.

A operação recebeu o nome de Et pater filium, uma expressão em latim que remete ao fato de estarem associados para o cometimento dos atos de corrupção duas duplas de pai e filho - uma de empresários e outra de funcionários públicos.

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646