UnC aprova projeto inédito na área de recursos hídricos

Planalto Norte
14 de Julho, 2021 396

Publicado em: 14/07/2021 às 11:03

A Universidade do Contestado aprovou junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) um projeto inédito na área de recursos hídricos para a região do Planalto Norte de Santa Catarina e região Sudeste do Paraná.

O projeto intitulado Prognóstico das Demandas Hídricas e da Proposta do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Bacias Afluentes do Rio Negro tem como proposta avaliar as demandas hídricas atuais e projetar cenários para que o Estado, por meio dos agentes políticos e investidores em atividades econômicas, possam ter subsídios para a tomada de decisão na área, explica o coordenador do projeto, professor Dr. Jairo Marchesan. 

''O plano torna-se um documento auxiliador e estratégico na tomada de decisões nos usos múltiplos da água. Justifica-se pela necessidade estratégica de oferecer a curto, médio e longo prazo ao Estado, à sociedade, ao Comitê, usuários, dentre outros, as informações sobre as atuais condições e ofertas de disponibilidade de água em quantidade e qualidade'', explica Marchesan.

O coordenador do projeto explica que, com o planejamento da gestão das águas, busca-se alternativas de utilização, orientando tomadas de decisão, produzindo os melhores resultados econômicos, sociais e ambientais. ''O planejamento minimiza conflitos pelo uso de água, visto os múltiplos interesses dos usuários e também proporciona a prevenção e a mitigação de eventos hidrológicos críticos, a exemplo de secas ou inundações'', explica Marchesan.

A pesquisa, prevista para iniciar em julho, será realizada por uma equipe de pesquisadores interdisciplinares, composta por técnicos de diferentes áreas do conhecimento, e será executada no prazo de 18 meses.


INVESTIMENTOS


A Reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, destacou que o projeto aprovado pela FAPESC é muito importante para a Universidade uma vez que concretiza a responsabilidade da instituição com os municípios de Canoinhas, Mafra, Rio Negro, Três Barras, Porto União e Rio Regrinho no que se refere aos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e dos afluentes catarinenses do Rio Negro. 

''A parceria entre a UnC e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FAPESC, permitirá um investimento de mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento da pesquisa, cujos resultados contribuirão para uma das riquezas mais importante da região - a água.  Da concepção do projeto aos resultados futuros da pesquisa nosso reconhecimento e agradecimento ao prof. Dr. Jairo Marchesan que, envolvendo sua paixão pelo tema e o conhecimento produzido no stricto sensu em Desenvolvimento Regional faz a UnC concretizar a sua finalidade: Ensino, Pesquisa e Extensão em prol do desenvolvimento sustentável da região de abrangência'', ressalta a reitora.



Fonte : Unc




Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646