UNC promove Encontro da Advocacia em Canoinhas

Canoinhas
04 de Novembro, 2021 151

Publicado em: 04/11/2021 às 16:33

A Universidade do Contestado promoveu o II Encontro de Advocacia Contemporânea em Canoinhas. O evento ocorreu na última quinta-feira, 28, na Câmara de Vereadores e contou com a palestra ''Teoria e Prática do Princípio da Insignificância'' do Dr. Napoleão Bernardes, Mestre em Ciências Jurídicas. 

Na oportunidade também ocorreu o lançamento do Curso de Pós-graduação lato sensu em Advocacia Contemporânea: Inovação e Prática, uma parceria da UNC e Escola Superior de Advocacia (ESA/SC).

                A palestra de Bernardes foi acompanhada pelos acadêmicos do curso de Direito, por profissionais da área jurídica, lideranças políticas e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Canoinhas. O palestrante abordou a importância do tema para dar mais celeridade à justiça brasileira, sugerindo que o ''Princípio da Insignificância'' é um mecanismo que deve ser utilizado, na prática, para evitar que casos de pouca relevância e gravidade acabem tramitando nas cortes país a fora.

                Bernardes ainda relatou a preparação dos futuros advogados para a aplicação do conceito. ''É importante fazer essa reflexão, porque para se aplicar isso, tem todo um panorama histórico, constitucional, do próprio direito penal e das jurisprudências, então o acadêmico pode ter contato com uma visão ampla do direito e seu papel na sociedade'', destacou.

                A diretora do Campus Canoinhas, Fabiana Ludka, enalteceu a participação de Napoleão e comentou sobre o lançamento da pós-graduação que deve contribuir com o desenvolvimento da advocacia na região.  ''A concretização da parceria entre Universidade do Contestado e a Escola Superior de Advocacia mostra que ambas atuam no sentido de incentivar a realização de atividades que contribuem de forma muito significativa para o aperfeiçoamento e a formação de profissionais da área jurídica'', afirmou.

PÓS UNC/ESA

Outro convidado, professor Dr. Jeison de Medeiros, apresentou a Pós-graduação Advocacia Contemporânea: Inovação e Prática. Ele é um dos idealizadores do projeto que une a expertise da Universidade do Contestado com a proposta da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC).

Medeiros destacou que essa é a primeira especialização em Santa Catarina que se concentra no dia a dia do profissional do direito: ''é uma oportunidade para que o advogado visite as facilidades da rotina que ele vive (...) é uma pós pensada pela ESA, por advogados, para os advogados'', esclareceu.

Dr. Medeiros é o coordenador do Curso de Direito da UNC em Curitibanos e destacou que a modalidade de oferta oportunizou que grandes nomes do direito brasileiro estivessem entre os ministrantes das disciplinas dessa pós-graduação, entre eles: Araken de Assis que é magistrado brasileiro, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, conhecido processualista na área penal; Daniel Amorim Assumpção Neves que é Doutor em Direito Processual Civil, autor de diversos livros na área; e Mário Luiz Delgado que é membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP e coordenador da Revista Nacional de Direito de Família e Sucessões, publicada pela Editora Lex Magister.

A Pós-graduação será ofertada simultaneamente nos Campi de Canoinhas, Concórdia e Curitibanos. A carga horária total do curso é de 360h, sendo dividida em Módulos focando nas áreas de Direito Processual Civil, Penal, Previdenciário, Trabalhista, Tributário e Direito Digital. Serão ofertadas apenas 40 vagas/campi e as inscrições estão abertas no site www.unc.br.

Por Paulo Ricardo Ferreira

Rádio UNC

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646