Médicos do PA fazem rodizio de pizza enquanto pacientes esperam atendimento

Denúncia partiu do vereador Elcion.

Planalto Norte
12 de Abril, 2017 815

Publicado em: 12/04/2017 às 16:40

A Secretaria Municipal da Saúde de Mafra deve se pronunciar nos próximos dias sobre a polêmica denúncia do vereador Elcion Peters (Elcio do Hospital) o qual, na sessão da Câmara de segunda-feira, 10, disse ter flagrado dois médicos plantonistas fazendo pouco causo de 12 pessoas, incluindo crianças, que aguardavam na sala de espera do Pronto Atendimento (PA) para serem atendidas, por 4 horas.
 
_Médicos jogando no celular e comendo pizza, enquanto pacientes esperam por 4h para serem atendidos - denunciou o revoltado Elcion.
 
 
O caso ocorreu por volta das 19h da última sexta-feira, 7, quando ocorreu uma queda de energia elétrica e o PA de Mafra esteve sem luz por 20 minutos. Em seguida, os médicos teriam aproveitado o inusitado problema para pedir algumas pizzas para se alimentarem. Acontece que Mafra adotou um cronograma de atendimento, conforme classificação de risco, onde as pessoas passam por uma triagem e dependendo da situação em que se encontram no momento de entrarem no PA podem ter que esperar por até 4h para serem atendidas pelo médico plantonista, sendo prioridade casos de urgências e emergências.Os dois médicos teriam optado por se concentrar em seus fazeres particulares como comer pizza, bater papo com enfermeiros e jogar no celular o que levou a um pai de família a buscar ajuda de um vereador, no caso Elcion que estava naquele momento na portaria do Hospital São Vicente de Paulo, onde trabalha como recepcionista.
 
 
-Quando cheguei na porta do PA já vi o pai transtornado porque seu filho teria caido e havia suspeita de fratura no braço, no entanto o médico já fazia 4h e não o havia atendido. Com celular na mão, entrei e fui recebido pelos médicos que disseram não estarem fazendo nada de mais, apenas cumprindo normas ou seja que as pessoas que estavam na sala de recepção poderiam esperar 4h pelo atendimento...havia 12 pessoas lá, eu contei, se não tinha nenhuma emergência porque fazer aquelas pessoas esperarem atendimento por tanto tempo, o calendário de atendimento diz que até 4h, até...acho isso um crime! relatou Elcion.
 
 
O SBCSul foi informado que o vereador Elcion usou de suas atribuições de vereador, o dito 'carteiraço' ao dizer aos médicos que eles teriam que atender as pessoas que estavam na sala de espera e de forma imediata, do contrário iria denunciá-los à Secretaria Municipal da Saúde, momento que um dos médicos disse ser concursado e que ninguém poderia fazer nada contra ele.
 
 
-Mas o que é isso, dizem sou médico, doutor concursado...e agora se acham deuses? - expressou Elcion indignado.
 
 
O bate boca entre o vereador Elcion e os dois médicos plantonistas, cujos nomes não foram revelados, teria durado menos de cinco minutos, quando o vereador pegou seu celular e ligou para secretária de saúde, Jaqueline Veiga denunciando o caso. Nesse instante, houve uma acalmada de ânimos e o atendimento se deu de forma normal, com agilidade.

Fonte: SBC do Sul.

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646