II Seminário Regional de Gestão Escolar é realizado em Canoinhas pela Gerência de Educação

Canoinhas
04 de Agosto, 2017 185

Publicado em: 04/08/2017 às 17:14

A Gerência Regional de Educação de Canoinhas realizou durante toda esta quinta-feira, 3, no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, seu III Seminário Regional de Gestão Escolar. O evento teve como objetivo relatar experiências que contemplam ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2017 nas escolas estaduais da Regional.
 
A Gestão Escolar Democrática envolve processos de planejamento e decisão para o aperfeiçoamento e a transparência das ações pedagógica e administrativa. A gerente de Educação frisa que o Plano de Gestão Escolar é um documento fundamental no sentido de planejar a gestão e estabelecer diretrizes para a realização de uma efetiva gestão democrática “que busque a aprendizagem e sucesso do estudante”, explica Maria Celina Muraro.
 
A realização do 3º Seminário de Gestão Escolar é a continuidade da formação continuada, que vem sendo oferecida aos 23 gestores da Regional Canoinhas, proporcionando espaços para discussão do funcionamento de uma escola democrática, voltada para a inclusão educacional e social, sempre focada na qualidade do ensino oferecida aos alunos.
 
Ainda durante a manhã, todos os gestores e suas equipes puderam presenciar a palestra do professor Adélcio Machado dos Santos, que é pós-doutor em Gestão do Conhecimento, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de ser membro do Conselho Estadual de Educação e atual reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Uniarp.
 
Participaram do encontro a gerente regional de Educação, Maria Celina Muraro; secretário executivo regional Aloísio Salvatti; deputado estadual Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar; integrante da Comissão de Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Carin Deichmann, no ato também representando o secretário de Educação, Eduardo Deschamps; supervisora de Gestão de Rede, Tania Mara Bedretchuck; secretário municipal de Educação, Osmar Oleskovicz; reitor da UnC – Campus Canoinhas, Luiz Alberto Brandes; diretora da EEB Colombo Machado Salles, Michele Voigt Faria, representando todos os diretores da região; e professora Francisleine Alves, representando todo quadro docente.
 
Discursos
 
Salvatti falou aos gestores sobre a importância do trabalho de cada um para manter o padrão de qualidade da educação na região, e que o trabalho deve continuar sendo realizado nessa parceria. “Somos todos um só, e para mantermos a educação de qualidade que hoje o Estado tem, precisamos continuar agindo assim, pensando sempre no bem de nossos alunos e professores”.
 
Deputado Antônio Aguiar enfatizou a qualidade de excelência em todo Estado. “Temos ótimas escolas e professores, e hoje temos a prova disso, com as apresentações dos trabalhos realmente desenvolvidos dentro das escolas”.
 
A gerente de Educação Maria Celina Muraro destacou na abertura que os encontros servem para apresentar ações da dimensão pedagógica de cada unidade escolar. “São ações previstas no plano de gestão escolar, que priorizam o alcance das metas estabelecidas junto à comunidade”.
 
O evento ainda teve apresentações especiais da Escola Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho, com alunos do “Programa Novo Mais Educação” e seu coral, que cantou o Hino Nacional e apresentou a música “Os quatro elementos”. Durante a tarde foram apresentadas também coreografias da etnia polonesa com alunos do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder e da EEB Horácio Nunes, de Irineópolis.
 
 
Apresentação dos relatos de experiências nas escolas estaduais da região
 
EEB Santa Cruz: Área da literatura - O mundo de Ziraldo
EEB Antônio Gonzaga: Família e Escola
EEB Colombo Machados Salles: Projeto “Atitude Já”
EEB Irmã Maria Felícitas: ação de fomento à leitura: “Ler te dá asas, escrever te faz voar”
EEB Balduíno Cardoso: gestão e parcerias na escola promovendo a Gestão Democrática
EEB Frei Menandro Kamps: Ações coletivas para uma escola inclusiva
EEB Estanislau Schumann: Autoestima dos estudantes
EEF Sagrado Coração de Jesus: Jardim Laboratório: construção, vivências e práticas pedagógicas
EEB Luiz Davet: Projeto Com-Vida
CEJA: Projeto Reduzir, Reutilizar e Reciclar
EEB Nilo Peçanha: Gestão Democrática e parcerias
EEB General Osório: Gestão Democrática e parcerias

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646