Movimento ?O Sul é Meu País? realiza plebiscito sobre separar o sul do Brasil, neste sábado (07)

Está programada para o sábado, 7 de outubro, a realização do Plebisul ? processo consultivo organizado por integrantes do movimento ?O Sul É o Meu País? para desmembrar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país, formando

Canoinhas
04 de Outubro, 2017 1.566

Publicado em: 04/10/2017 às 16:33

Em Canoinhas serão disponibilizadas 4 urnas para receber os votos de quem tiver interesse de participar do plebiscito. Quem votar na consulta popular responderá a seguinte pergunta: ?Você gostaria que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formassem um país independente??.

Os interessados em participar da consulta informal, chamada Plebisul, sem validade legal, podem responder ?sim? ou ?não? na votação.

Segundo os organizadores, qualquer eleitor pode participar, até mesmo aqueles que são contrários à separação. ?O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas?, justifica texto do movimento sobre o plebiscito.

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso. Aliás, a Constituição brasileira proíbe a separação de qualquer unidade da federação. Mas os organizadores afirmam que a consulta não fere a legislação por se tratar de uma manifestação pacífica de opinião, direito assegurado pela Constituição.

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Não é a primeira vez que O Sul é Meu País realiza um plebiscito informal. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 617,5 mil pessoas. E 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil.

Fonte: Papanduva Noticias.

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646