Alunos do Curso de Formação de Soldados realizam Exapom

Canoinhas
27 de Outubro, 2017 977

Publicado em: 27/10/2017 às 14:31

Atualizado em: 27/10/2017 às 14:33

Durante os dias 18, 19 e 20 de outubro, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) promoveu o Exercício de Adestramento Policial Militar (Exapom) do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2017.
Prevista nas Normas Gerais de Ensino (NGE) da Polícia Militar de Santa Catarina, esta atividade visa aferir e desenvolver habilidades comportamentais típicas do Policial Militar. 

O qual no exercício das atividades de polícia ostensiva na busca da preservação da ordem pública, não raras vezes irá se deparar com múltiplas demandas e situações dos mais variados perfis circunstanciais e ambientais.

Predicados como o autocontrole; capacidade de ação e reação sob estresse; a resistência fadiga, suporte ao frio, fome, sede e ao sono. Bem como, capacidade de adaptação a ambientes diversos (urbano, rural, mata, água), são fundamentais à forja do futuro policial militar, eis que os clamores da comunidade pelos atendimentos da Polícia Militar têm essas peculiaridades.

Em sintonia com as diversas disciplinas cursadas até o momento, o Exapom, é trazido à rotina dos alunos soldados na ?reta final? do Curso de Formação, com vistas a promover o arremate do que fora visto e treinado nas aulas teóricas e práticas. Principalmente aquelas afetas às disciplinas de Técnicas de Polícia Ostensiva (TPO), Operações de Polícia Ostensiva (OPO), Saúde e Atividade Física (SAF) e Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH).

Os alunos soldados iniciaram o treinamento com uma marcha (em passo de estrada) desde a Sede do 3ºBPM até o local do acampamento, no Stand de Tiro do 3º BPM na Localidade de Salseiro, município de Canoinhas, todos armados com fuzil e equipados com mochila.

O exercício exigiu resistência por parte dos alunos que após a longa caminhada foram empenhados na montagem do acampamento e instalações. Iniciando a seguir os exercícios com ambientação aquática; transposição de cursos d?água, patrulhas rural; saúde e atividade física; instrução de rapel; acuidade auditiva, visual, olfativa e tato; fio noturno; atendimento pré-hospitalar tático; orientação, sobrevivência e controle de distúrbios civis; dentre outras atividades.

Todas as atividades foram ministradas pelos instrutores das respectivas disciplinas, auxiliados pela secretaria e monitoria do CFSD, assim como, por membros efetivo do 3°Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e 3º BPM. Contando ainda com a participação de instrutores do Corpo de Bombeiros Militares na instrução de Rapel.

Por fim, foi realizada uma cerimônia de encerramento da atividade com a entrega das identidades funcionais aos alunos e finalizado com um almoço de confraternização junto ao salão da Comunidade de Arroios, espaço este gentilmente cedido pela comunidade.

Com esta atividade foi possível observar e delinear o perfil da turma de alunos soldados enquanto grupo, com destacado espírito de corpo, coesão, organização e capacidade de agir de forma coordenada. Assim como, também pode-se verificar em cada membro integrante do CFSD/3ºBPM/2017, a capacidade de superação aos próprios limites.

O que sem dúvida há de ser marca do profissional cujo compromisso futuro, de servir e proteger a comunidade lhe cobrará que o faça, MESMO COM O RISCO DA PRÓPIA VIDA.

Fonte e foto : 3º BPM

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646