Alunos da EEB Julia Baleoli Zaniolo e IFSC participam de intercâmbio na Argentina

Canoinhas
20 de Novembro, 2017 930

Publicado em: 20/11/2017 às 16:07

Atualizado em: 20/11/2017 às 16:11

Alunos viajaram na quinta-feira, 16,  para a Argentina

Vivenciando uma experiência única, alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica (EEB) Julia Baleoli Zaniolo e do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Canoinhas, embarcaram para um grande aprendizado na última quinta-feira, 16. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Escuela del Comercio, em Missiones na Argentina.

A viagem fez parte de um projeto de extensão do Proex, vencedora do edital na categoria ?Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional?. Com o projeto de intercâmbio virtual e presencial ?Espanhol e Português em contato: um relato de experiência?, apresentado pelo aluno Angelo Isso Gadotti e orientado pela professora de Espanhol do Instituto, Luciana Vargas Ronsani, teve a parceria da EEB Julia Baleoli Zaniolo para se concretizar.

A viagem que durou 12 horas, teve um custo médio de R$ 16 mil no total, incluindo deslocamento, hospedagem e alimentações. O valor foi custeado com a bolsa do projeto e promoções realizadas pelos alunos. ?Para essa viagem os alunos não tiveram gasto nenhum?, destaca a assessora de direção da EEB Julia Zaniolo, Lilian Friedrich. No total participaram da viagem 46 alunos, sendo 15 alunos da EEB Julia Baleoli Zaniolo e 31 alunos do IFSC, além de um bolsista. Os alunos saíram de Canoinhas na quinta, 16 e retornaram no domingo, 19.

?Realizamos a parceria com a Escola Julia Zaniolo por ser uma instituição próxima do IFSC e também por não ter em sua grade curricular a língua espanhola. Com isso pudemos promover esta língua dentro desta realidade?, destaca a professora Luciana Vargas Ronsani. ?Lá na Argentina eles tem a Língua Portuguesa como língua obrigatória desde o ensino fundamental até o ensino médio?, destaca também.

Para os alunos participarem do intercâmbio, todos participaram de diversas tarefas, incluindo uma entrevista, estudo de temas transversais incluindo temas que caem no Enem. Os alunos produziram um diário escrito em língua espanhola e participaram de todas as ações para arrecadar fundos para viagem. ?Uma semana antes da viagem os alunos também participaram de um curso para praticar a língua espanhola. Além disso participam em grupos em rede social e whatsapp, divulgando suas tarefas com registros em língua espanhola e portuguesa?, explica Luciana Vargas Ronsani. O curso de 10 horas foi aberto para os alunos que participaram do intercâmbio, e também para todos da comunidade que tivessem interesse.
A aluna do 2º ano do ensino médio da EEB Julia Baleoli Zaniolo explica que o inercâmbio ?superou nosso ideal, além de unir a instituição IFSC da nossa escola. Lá na Argentina aprendemos não só uma nova língua, mas também uma nova cultura. Um sonho realizado?.

A aluna Emily Cristine de Barros, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Alimentos do IFSC fala sobre a experiência e viagem. ?Conhecer outro país como forma de aprendizado, estudos, é algo inexplicável, um sentimento único, que não só ensinou mas nos mostrou uma realidade muito diferente?.

A diretora da EEB Julia Zaniolo, Sonia Stelzner Grosskopf enfatiza a importância desse projeto na vida dos alunos. ?Eles puderam aprender sobre as diferenças de um país para outro. Tudo que aprenderam lá será marcante para o resto da vida de de todos. E acima de tudo, aprenderam que na vida nada é impossível, e por isso queremos continuar esse projeto dentro da escola com o IFSC?, relata empolgada.

Sobre o Projeto

O projeto com as escolas iniciou em março deste ano por meio de uma conversa informal com a direção escolar da EEB Julia Zaniolo e do IFSC. Por meio de reuniões, debates e programação de seis meses, foi realizado o intercâmbio cultural. O projeto foi inscrito em 2016 e foi contemplado com recursos do IFSC, com objetivo principal de incluir a língua espanhola dentro das duas instituições de ensino e a língua português na Esculea del Comercio, em Missiones.
Durante a viagem, um bolsista de análises de sistemas do IFSC gravou um documentário sobre a viagem. O projeto é o primeiro da rede do Instituto em todo país, e foi produzido um ?reality? com todos os momentos da viagem. Esse documentário será editado e apresentado numa exposição dentro das instituições.

Fonte : ADR Canoinhas

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646