Festival das Cataratas supera edições anteriores e registra 8430 participantes

Brasil
09 de Julho, 2018 193

Publicado em: 09/07/2018 às 09:42

Em clima de Copa do Mundo, o Festival das Cataratas mais uma vez superou as expectativas de seus organizadores e fechou a sua 13ª edição com bons resultados. Entre 20 e 22 de junho, 8430 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares do Festival, movimentando a economia local e gerando bons negócios. Muitos desses participantes estiveram nas 52 caravanas do evento, sendo 45 nacionais e 7 internacionais.
Na Feira de Turismo e Negócios, em 231 estandes montados no Rafain Palace Hotel & Convention, 1092 marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) da América do Sul, África e Ásia. Para dar visibilidade para tudo isso, 218 jornalistas da imprensa especializada em turismo estiveram no evento, provenientes de todo o Brasil, além de Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Líbano, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Nepal.


Antes mesmo da abertura oficial, dois eventos importantes movimentaram a programação paralela do Festival desse ano: o Experiência Braztoa 2018, focado na geração de negócios e na apresentação de atrativos, experiências e palestras de diversos destinos de um jeito lúdico, inovador e interativo; e o lançamento do Prodetur+Turismo Itinerante, que inclusive citado, na abertura, pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, como alternativa para o desenvolvimento turístico nacional.


A solenidade de abertura também ficou marcada pela assinatura de um decreto constituindo um Grupo de Trabalho para realizar estudos e formular proposta de criação do Fundo Paranaense de Turismo, em ação liderada pela governadora do Paraná, Cida Borghetti, ao lado de outras autoridades. O Festival ainda teve a honra de receber a primeira exibição externa do novo filme institucional da Itaipu Binacional: ?Energia de Dois Povos?, que foi totalmente ao encontro do que destacou o diretor-geral brasileiro da binacional, Marcos Stamm: ?Além de ser a maior geradora de energia limpa do mundo, Itaipu é um símbolo para brasileiros e paraguaios?.
Um recorde desta edição foi o número de trabalhos apresentados no 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu: 228. Mais de 1,2 mil estudantes e professores de todo o Brasil, e de outros países, participaram do ?principal evento do turismo científico das Américas?, como o próprio coordenador do Festival, Paulo Angeli, classificou. Na manhã de sexta-feira (22), enquanto Brasil e Costa Rica duelavam pela Copa do Mundo na Rússia, as apresentações ocorriam no Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu.

Hackatour Cataratas

Sempre aliando a tecnologia ao turismo, o 3º Hackatour Cataratas ? uma maratona de programação para o desenvolvimento de soluções para o turismo ?  foi conquistado pelas estudantes Bianca Lahm e Natália Teixeira. Elas apresentaram o projeto de um aplicativo de realidade aumentada cujo como objetivo é oferecer ao turista um novo tipo de interação com o ambiente, e, ao empresário, uma nova forma de atrair o conhecer o seu público. Além do prêmio de R$ 3 mil, as estudantes irão receber outros benefícios, como o período de cinco semanas de aceleração na Incubadora Santos Dumont, localizada no PTI, e uma vaga no Empretec.

?O Hackatour Cataratas 2018 é patrocinado pela Itaipu Binacional e realizado em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Iguassu Startups e Startup PR e Sebrae. Os parceiros estratégicos são Hotel Bella Itália e Google Developer Groups Foz do Iguaçu ? GDG. 

Preocupação Socioambiental

Já conhecido como um evento preocupado com as causas ambientais e respeito ao meio ambiente, o Festival das Cataratas teve mais um marco importante nesta edição. Juntamente com seus parceiros, a organização promoveu a assinatura da Carta de Intenções do Movimento Junho Verde. Mais de vinte estabelecimentos aderiram ao movimento ambiental, e com isso se comprometeram em promover ações de sustentabilidade.

Como em outras edições, o Festival vai compensar as emissões de gases poluentes, que são provenientes de diversas atividades, como montagem e desmontagem das estruturas, uso de água e energia, viagens dos participantes, e até produção de lixo.

Durante o Festival das Cataratas, os participantes puderam participar de ações de educação ambiental, além de receberem materiais gráficos e de folheteria produzidos com materiais reciclados, e bolsas com garrafas pet como matéria-prima, e sementes de espécies de árvores nativas da região.

Essa preocupação socioambiental já foi reconhecida em algumas premiações. Por dois anos consecutivos, a De Angeli, empresa responsável pela organização do Festival, recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento também é certificado com o Selo Sustentável da Destino Verde e o Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.

Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

13º Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.
Dias: 20, 21 e 22 de junho de 2018
Local: Rafain Palace Hotel & Convention
Foz do Iguaçu ? PR ? BR
(Fotos: Jean Pavão)


Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646