Norma Pereira solicita aperfeiçoamento do sistema do INSS para facilitar agendamentos de atendimentos aos segurados

?A reclamação dos segurados é geral. Se faz necessário uma atitude urgente para melhorar esses serviços?, destaca autora do requerimento.

Canoinhas
08 de Agosto, 2018 1.885

Publicado em: 08/08/2018 às 09:24

Atualizado em: 08/08/2018 às 09:25

Será encaminhado pela Câmara de Vereadores de Canoinhas ofício ao presidente nacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Antônio Costa Britto Garcia, e à superintendente regional sul do Instituto, Kathia Maria Moreira Braga. Os pedidos solicitam aperfeiçoamento do sistema de agendamentos de atendimentos, visando o interesse da coletividade de segurados.

Requerimentos foram apresentados na sessão desta segunda-feira, 6, pela vereadora Norma Pereira (PSDB) e assinado por todos os vereadores, explicando sobre as dificuldades que o segurado encontra em agendar serviços pelo telefone 135. 'O sistema não funciona de forma prática por telefone ou internet, e o INSS não disponibiliza funcionários para atendimento e informações no balcão, o que tornaria mais prático?, explica a vereadora.

Paulo Glinski (PSD) explicou que 'parece que tudo isso é feito para a pessoa não ter o benefício. A situação é estudada e preparada para dificultar', desabafou. Vereador também comentou que existem pessoas que estão lutando há anos para receber seu benefício, e que com a demora ? muitos já tiveram a sua capacidade de vida diminuída, pois ficaram vários anos sem receber o benefício, sem a possibilidade de comprar seus medicamentos, alimentação, manter suas contas em dia?.

No requerimento são solicitados estudos urgentes e providências nos problemas elencados pelos segurados:

Possibilidade de descentralização do sistema de recebimento de agendamentos, via telefone "135", criando estruturas regionais de conexão entre os segurados e o órgão previdenciário, de modo a aproximar o INSS dos Segurados e uma melhor compreensão no contato verbal entre atendentes e solicitantes;

Que seja criada uma alternativa ao agendamento pelo número 135, disponibilizando um atendente no balcão de atendimentos das agências locais do Órgão Previdenciário, haja visto a enorme dificuldade enfrentadas por segurados do interior dos municípios brasileiros, idosos, analfabetos, carentes e doentes, de modo a facilitar o exercício do direito aos benefícios prestados pelo sistema previdenciário;

Que seja, por outro lado, e ainda com o objetivo de aperfeiçoamento do sistema, ampliado os serviços pelo número 135, possibilitando o contato do segurado também por telefonia celular;

Que seja, com o mesmo objetivo, possibilitado ao Segurado o direito de digitar a opção desejada já no início do atendimento pelo número 135, sem forçar o segurado a aguardar a indicação de todas as opções e número respectivos e, apenas ao final digitar o número correspondente ao atendimento pretendido;

Que seja determinado ao atendente em balcão das agências locais do INSS, atribuída a incumbência de esclarecer ao segurado qual a modalidade de benefício que lhe cabe ou que melhor corresponde as suas necessidades momentâneas, cumprindo-lhe ainda, promover o agendamento respectivo e prestar as demais orientações pertinentes, de modo a evitar o constrangimento do segurado com a mera indicação do número 135 para contato telefônico e agendamento do serviço;

Que seja, no intuito de aperfeiçoamento do sistema, promovido estudo visando a prestação dos mesmos serviços atinentes ao número 135 através da internet e de modo paralelo aos procedimentos sugeridos no requerimento, proporcionar alternativas também ao público que tem no mecanismo virtual maior familiaridade e comodidade.

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