FISIOTERAPIA UnC: Promovendo o bem estar da sociedade

Planalto Norte
08 de Agosto, 2018 1.052

Publicado em: 08/08/2018 às 09:42

Estreitar a relação com a sociedade por meio de serviços especializados é um dos enfoques do Curso de Fisioterapia da UnC, campus de Mafra. Com base nos três pilares pedagógicos de Ensino, Pesquisa e Extensão, o curso oferece todo o aporte teórico em sala de aula aos acadêmicos para que, em seguida, esse conhecimento seja repassado à comunidade através de atividades de Extensão.

E as ações são muitas, segundo a Coordenadora do Curso, professora Dra. Renata Campos, entre as quais a I Parada da Fisioterapia, a Blitz da Saúde, Escola da Postura, Fisioterapia Ética e Humanitária. ?As visitas técnicas às instituições externas também possibilitam que o acadêmico agregue conhecimento à futura prática profissional?, observa.

A preocupação para a oferta de um ensino de qualidade gera resultados positivos. O Curso de Fisioterapia foi avaliado com nota geral (CPC) 4 (máximo 5), conceito considerado ?Muito Bom? pelo INEP.  A nota é reflexo da avaliação dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.  ?Assumimos, o compromisso de proporcionar atividades pedagógicas com vistas de formar profissionais competentes, críticos, científicos, humanitários, éticos e comprometidos com a qualidade de atendimento de seus pacientes?.

Com duração de 5 anos, a grade curricular perpassa todas as áreas do conhecimento da Fisioterapia, entre as básicas e específicas. As atividades são divididas semestralmente por fases, sendo 10 fases de estudo e mais de 800 horas em estágios práticos e presenciais. As aulas práticas são ofertadas nos ambientes na UnC como a Clínica Escola de Fisioterapia, Laboratório de Práticas Fisioterapêuticas, Laboratório de Anatomia, Fisiologia e Biologia, bem como as atividades externas como a Fisioterapia Aquática.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

A Fisioterapia tem ampla área de atuação na área da saúde com destaque para as especialidades reconhecidas pelo COFFITO como Acupuntura, Fisioterapia Dermato-Funcional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neuro-Funcional, Fisioterapia Onco-Funcional, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Osteopatia e Quiropraxia, Saúde da Mulher, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Fisioterapia Cardiovascular. A atuação se dá em espaços ambulatoriais, clínicas, instituições de longa permanência, hospitais (Enfermaria e UTI), home care (atendimentos domiciliares), entre outros locais.

 

MAIS DE 6 MIL ATENDIMENTOS/ANO

A Clínica Escola do Curso possui três setores de atuação: Ortopedia e traumatologia; Neuro-funcional e Pediatria. Por ano, são atendimentos, gratuitamente, cerca de 6 mil pacientes em todos os locais de estágio dos acadêmicos.

 

PESQUISA

Na Pesquisa, os acadêmicos em estágios realizam atividades com dados assistenciais como uma forma de iniciação científica. Os dados levantados nas pesquisas são apresentados em seminários, congressos e reuniões científicas, levando a UnC e o Curso de Fisioterapia para eventos de grande porte e representatividade na área científica. As bolsas de Pesquisa ofertadas pela UnC também são fontes para a Iniciação Científica dos acadêmicos.

 

EGRESSOS

Os egressos têm alto nível de empregabilidade, atuando nas mais diversas áreas. ?Isto é conferido pelo nosso curso, pois dá ao egresso a característica de generalista, ou seja, capaz de atuar em qualquer área da Fisioterapia. Além disso, temos professores especialistas, mestres e doutores altamente gabaritados e experientes para exercer as atividades de docência e prática profissional?, enfatiza Renata. O curso já lançou no mercado mais de 300 fisioterapeutas.

Fonte : Unc

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646