A Internet está-nos fazendo mais inteligentes?

Mundo
15 de Agosto, 2018 622

Publicado em: 15/08/2018 às 17:24

A internet é fundamental nos dias que correm para praticamente tudo e quase não conseguimos imaginar nossas vidas sem o acesso a ela. Está presente em quase tudo o que fazemos, da maneira como interagimos, como estamos em sociedade, como trabalhamos, como aprendemos, enfim, é uma ferramenta indispensável à vida atual.

Ainda assim, existem diversos locais espalhados pelo mundo, alguns dos quais no Brasil mesmo, em que o acesso é demasiado limitado ou mesmo inexistente. Se, por um lado, podemos pensar nisso como a ideia de fazer um retiro espiritual e nos isolarmos de tudo e todos, pode até ser bom, mas, por outro lado, viver assim é quase impensável e afeta de forma significativa o desenvolvimento de determinada região ou local. Contudo, é inegável que a vida nesses locais continua seguindo como foi sendo vivida e com algum crescimento pelos nossos pais, avós e antepassados em que cresceram em eras sem esse tipo de tecnologia. É também verdade que é muito útil e, se assim não fosse, não seria usada por quase todas as pessoas e empresas para praticamente tudo. Mas ainda assim, o uso tão massificado e enraízado da internet por todos nós levanta algumas questões pertinentes que nos fazem pensar. A primeira é se será assim tão importante para nossas vidas e sociedade, uma vez que, antes não havia internet ou smartphones ou computadores e a vida foi evoluindo também. Mas ao mesmo tempo, houve uma era em que os seres humanos viviam em cabanas e andavam a pé para todo o lado e o fato de termos evoluído não significa que essa evolução não seja importante. Muito pelo contrário, se hoje em dia desligássemos a internet seria o caos total a nível global com algumas pequenas e poucas regiões não mudando nenhum hábito de forma significativa mas ainda assim iriam sentir esse impacto porque tudo o que é negócio atualmente tem por base a internet. Outra questão é se apesar de ser uma evolução, poderá a internet nos fazer mais inteligentes ou burros? Se pensarmos que estudos comprovam que a informação que lemos em computadores e smartphones não memorizamos com a mesma facilidade nem damos a mesma importância que ao ler um livro em formato de papel, então podemos dizer que nos está tornando mais burros. Além disso, hoje quem conseguiria viver sem celular? Quantos números de amigos ou família temos memorizados em nossa cabeça sem necessitar de consultar esses equipamentos? Ao passo que dantes e, muito provavelmente até nossos pais, se devem lembrar ainda de alguns números de infância porque eram quase ?obrigados? a memorizar, uma vez que, apenas tinham isso ou um papel onde os pudessem saber. Isso é tudo verdade mas se pensarmos que a internet além de aproximar pessoas, nos permite adquirir conhecimento e ter acesso a informação que doutra forma nunca teríamos podemos perceber um pouco do que significa em nossas vidas. Quase a mesma escala da descoberta do fogo em que dantes as pessoas também viviam, porém facilitou imenso suas vidas e teve um impacto gigante no desenvolvimento do ser humano. Com as devidas proporções, com a internet podemos dizer o mesmo uma vez que, negócios educação, entretenimento, interação, etc. tudo assenta na internet em níveis que muitas vezes nem imaginamos e seria compicado não viver mais com isso.

Portanto a resposta aqui é que a internet por si não tem capacidade de nos tornar mais inteligentes ou mais burros mas o uso que fazemos dela tem. A grande diferença é essa, e a internet tem que ser vista como a ferramenta que é e é fundamental para a vida atual, porém, um pouco como tudo, se há demasiado acesso ou facilitismo podemos limitar nosso próprio desenvolvimento e crescimento por contarmos com a internet para tudo. Tem que haver um meio termo e perceber que essa é uma ferrramenta poderosíssima e que deve ser utilizada por todos de forma igual para que todos tenham as mesmas chances de desenvolvimento e crescimento.


Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646