Aguarde!

Pesquisar no Portal de Canoinhas

Defesa Civil realiza 1ª Conferência Municipal e Assistência Humanitária

Imagem

A Comissão Municipal de Defesa Civil realizou na última terça feira, (19), a 1ª Conferência Municipal e Assistência Humanitária e eleição para escolha dos Delegados.

 

_______________________________________________

 

O evento aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença de Felippe Saliba Davet coordenador da Comissão Defesa Civil que coordenou os trabalhos, além do vereador Beto Passos, e representante do Corpo de Bombeiros, das Secretarias Municipais e Sociedade Civil que compõe a Comissão.

 

Dos objetivos de tais Conferências:

 

Á nível de município:

 

Discutir os Desafios para a efetivação da Defesa Civil no Século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento, Políticas Públicas de Atenção Integral ao Cidadão: O Paradigma da Assistência Humanitária e Mobilizar a sociedade à participar da prevenção e controle social sobre a efetivação da política pública de defesa civil.

 

Buscar no Conselho de Desenvolvimento Rural propostas e identificação de voluntários para a capacitação e posterior troca de informações em caso de desastres;

 

Intensificar a fiscalização nas construções irregulares;

 

Intensificar a fiscalização quanto ao uso e ocupação do solo;

 

Buscar o envolvimento de Universidades e Escolas Técnicas na divulgação, desenvolvimento de ações e elaboração do plano de contingência municipal;

 

Instituição do Departamento de Defesa Civil com colaboradores capacitados e efetivos;

 

Criação de um Fundo de Defesa Civil para a destinação de verbas;

 

Á nível de Estado:

 

Viabilizar a liberação de recursos para ações emergenciais;

 

Capacitar monitores visando a formação de agentes mirins de defesa civil nas escolas (ensino fundamental) com realização de palestras, confecção de cartilhas e outros, visando o repasse de informações a sociedade.

 

 

Á nível Nacional:

 

Elaborar leis que disponham sobre a diminuição de desastres naturais;

 

Criação de núcleos dentro das áreas de vulnerabilidade em conjunto com as ações do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS);

 

Buscar parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EPAGRI) para repasse de informações em tempo real das condições climáticas.

 

Criação de lei que disponha os municípios a criarem o Departamento de Defesa Civil.

 

Na oportunidade ouve eleição para escolha dos Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual à ser realizada em março do corrente anos em Florianópolis.

 

Delegados eleitos por aclamação:

 

- Representantes da Sociedade Civil:

 

Titular - Mário Ezequiel Peixer, Associação de Moradores do Campo D’ Água Verde;

 

Suplente – Sandra Mara Peixer;

 

2º Titular – Sandro José Peixer;

 

Suplente – Zenilda Tichber;

 

3º Titular – Anderson Peixer;

 

Suplente - Adinor dos Santos.

 

- Representantes de Órgão Públicos:

 

Titular – Jorge Adriano Gomes – Corpo de Bombeiros de Canoinhas;

 

Suplente – Altair;

 

2º Titular – Gilson Luiz Guimarães – Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento;

 

Suplente – Nelson de Lima;

 

- Delegado Representante da Defesa Civil:

 

Titular – Felippe Saliba Davet – Coordenador da Comissão de Defesa Civil;

 

Suplente – Argos José Burgardt – Vice Presidente da Comissão de Defesa Civil.

 

20/01/10 - 18h23min

Fonte: PMC



Comentar no Tribuna Livre

 

Notícias relacionadas (categoria “Geral”)