
A progressiva desativação do ramal entre Mafra e Piratuba, desde a privatização da Rede Ferroviária Federal, em 1997, justificou pronunciamento do deputado Antônio Aguiar (PMDB), durante a sessão desta quinta-feira (8).
Filho de ferroviário e representante do Planalto Norte, o líder do PMDB sugere a revisão da política do governo federal para os transportes, e lembra que, desde 2003, o governo estadual sinalizou a necessidade ações para recuperar a malha catarinense.
Aguiar lembrou que dos 29 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, quase 18 mil não estão sendo utilizadas – como ocorre com o ramal de 613 quilômetros que, apesar disso, é considerado ativo pela concessionária América Latina Logística (ALL).
Ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) detectou que 62% dos trilhos estão semi-abandonados e impedem pequenos e médios usuários de utilizarem as ferrovias.
“Para a ALL, o trecho entre Mafra e Piratuba consta como estando ‘em operação’, mas não é nada disso que se vê na prática”, destacou o parlamentar.
“A concessionária deixou de manter pessoal técnico e administrativo habilitado e em condições de atender as necessidades da ferrovia, e os postos de trabalho existentes são terceirizados e insuficientes para manter serviços mínimos como a capina no entorno da linha férrea, limpeza de drenos, inspeção de dormentes, parafusos e talas de junções”, reforçou Aguiar.
08/04/10 - 17h28min
Fonte: Alesc