Aguarde!

Pesquisar no Portal de Canoinhas

Encontro Estadual de Ecoturismo destaca a geração de emprego e renda com, respon

Imagem

Secretário Paulo Stocker disse que a região do planalto norte tem um potencial enorme para a exploração do ecoturismo

_____________________________________

 

A exploração do ecoturismo como forma de agregar valor a propriedade rural, com a garantia da preservação dos recursos naturais deve ser um forma de gerar empregos com responsabilidade social e ambiental.

 

Esta foi a proposta apresentada no primeiro dia do 2º Encontro Catarinense de Ecoturismo que acontece em Porto União, no planalto norte catarinense. O evento que começou terça-feira (01) está sendo realizado pela Associação de Ecoturismo de São Pedro do Timbó, e tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes e da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas.

 

O encontro prossegue até quinta-feira (03) com uma programação repleta de palestras, oficinas e debates sobre diversos aspectos envolvendo o tema turismo. Na abertura do evento o prefeito de Porto União, Renato Stasiaki disse que a sustentabilidade é primordial para o crescimento de uma região.

 

“Gerando emprego e renda para a população cada vez mais teremos investimento no turismo, buscando visitantes de todo o país”, explicou Stasiak.

 

O prefeito disse que no setor turístico o município já cresceu muito. “Não se fala mais em potencialidade, hoje buscamos caminhos e ações concretas para explorar e alavancar o turismo de Porto União”. Para o Secretário Regional de Canoinhas, Paulo Sérgio Stocker, encontros como o que está acontecendo em Porto União têm uma importância enorme, pois os participantes podem trocar suas experiências negativas e positivas e com isso errar menos.

 

“A região do planalto norte tem um potencial enorme para a exploração do ecoturismo, temos atrativos naturais ainda inexplorados, uma riqueza cultural construída uma população formada por diversas etnias que se destaca pela hospitalidade e pelo bem receber os visitantes”, valorizou.

 

O gerente de Turismo da SDR de Canoinhas, James Lanke e o turismólogo Marcelo Tokarski ministraram palestra sobre o potencial turístico de Santa Catarina logo após a abertura do evento.

 

Pousada São Pedro

 

O local onde está acontecendo o 2º Encontro Catarinense de Ecoturismo, a Pousada São Pedro, que fica na localidade de São Pedro do Timbó, distante cerca de 40 km do centro de Porto União, é uma prova concreta que o ecoturismo pode ser explorado de forma ecologicamente responsável garantindo lucro aos empreendedores e gerando emprego aos moradores locais.

 

Aberta desde o ano 2000 a Pousada São Pedro vem atraindo cada vez mais turistas que buscam descanso, lazer, gastronomia regional e uma boa pescaria.

 

Com acomodações para até 50 pessoas que se dividem em 12 apartamentos a pousada é mantida pela família Nogara e gera cerca de 10 empregos diretos.

 

Além dos pescadores, grupos de terceira idade procuram o local para fugir do estresse das grandes cidades. Na vizinhança é possível comprar queijos e outros produtos coloniais. O proprietário, Eluir Nogara, conta que trocou um armazém que tinha na localidade pela pousada.

 

"Já preciso ampliar para dar conta do número de turistas", avalia. Aipim, batata-doce, carne suína e galinha caipira, além do feijão tropeiro, fazem parte do cardápio. Noventa por cento dos alimentos consumidos são produzidos pela família Nogara e pelos colonos da vizinhança.

 

Aos fundos da pousada está o rio, com barcos à disposição dos pescadores. Para garantir hospedes também o inverno a pousada inaugurou recentemente uma piscina térmica com hidromassagem em área coberta.

 

De acordo com o gerente da pousada e Presidente da Associação de Ecoturismo de São Pedro do Timbó, Person Nogara, para atrair turistas da própria cidade e da região, a Pousada São Pedro também criou o “Domingo da Família”, onde por um pacote que custa R$ 25,00 por pessoa, o turista pode desfrutar de todos os atrativos da pousada durante o domingo, incluindo recepção com petiscos a base de lambari frito, almoço colonial e café colonial à tarde.

 

Além da piscina térmica a pousada dispõe de vários equipamentos de diversão e lazer, como tirolesa, parquinho infantil, trilhas ecológicas, visita as cachoeiras da região, passeios de barco e pesca de lambari.

 

No Rio Timbó que passa em frente a pousada é possível pescar lambaris de até 24 centímetros de comprimento. Maiores informações (42) 8815-2322.

02/06/10

Fonte: SDR Canoinhas



Comentar no Tribuna Livre

 

Notícias relacionadas (categoria “Turismo”)