
A Secretaria de Educação desenvolve programas e projetos com a finalidade de oportunizar o acesso de ensino a população urbana e rural com qualidade, tendo como missão: preparar o educando para a caminhada da vida através da busca permanente do saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver. O desenvolvimento das ações é estimulado pela visão de futuro, concentrando-se em ser referência em educação de qualidade no Ensino Fundamental e Infantil.
O Projeto Interdisciplinar de Educação do Campo de Canoinhas desenvolve ações de apoio para minimização do problema do analfabetismo daquelas pessoas que não tiveram oportunidade de escolaridade na idade adequada.
A preocupação imediata da Secretaria Municipal de Educação também é ofertar Educação de jovens e adultos (séries finais), prioritariamente as pessoas residentes no meio rural, iniciando com atendimento as solicitações dos moradores distantes da sede, através de programa específico, amparado na LDB/1996.
Hoje este sonho já é realidade nas comunidades de Taquarizal, distante 64 km da sede do município, tendo como professor Gilberto Adriano Bialeski, comunidade de Fartura de Baixo, distante 18 km, sendo a professora Alcione Apª Artner, comunidade de Bonetes, distante 21 km, professora Rosane Wünch Bail e comunidade Alto do Frigorífico, distante, 4,5 km tendo como professora Silvana Voigt.
A alfabetização concebida como o conhecimento básico necessário a todos num mundo em transformação, é um direito humano fundamental.
Em toda a sociedade, a alfabetização é uma habilidade primordial em si mesma e um dos pilares para o desenvolvimento de outras habilidades. O desafio é oferecer-lhes esse direito.
17/06/10
Fonte: PMC