Aguarde!

Pesquisar no Portal de Canoinhas

Saiba como preparar um delicioso "Escondidinho de Carne Seca"

Imagem

A partir de hoje o site Portal de Canoinhas vai trazer algumas matérias sobre gastronomia, bem como apresentar algumas receitas de pratos gostosos, simples e fáceis de fazer. Não faz muito tempo, mas acabei me apaixonando por gastronomia.

 

Talvez seja uma herança genética deixado por meu pai, Jacy Padilha, conhecido cozinheiro em Lages e Canoinhas, sendo proprietário de vários restaurantes nestas duas cidades. Amo tanto os prazeres da mesa que estou cursando Pós Graduação em Gastronomia e Nutrição, depois de ter iniciado ano passado o curso de Chef de Cozinha na Escola Espaço Gourmet de Curitiba.

 

Para aperfeiçoamento pessoal e profissional também costumo pilotar o fogão da minha casa sempre que tenho tempo. Para começar apresento a vocês um prato delicioso da culinária brasileira que fiz nesta quinta-feira (12), o “Escondidinho de Carne Seca”.

 

O Escondidinho é um prato típico brasileiro encontrado em diversas regiões do Brasil, e tem por base a mandioca( ou macaxeira ou aipim) e a carne seca. O nome vem do fato de a carne ficar ¨escondida¨ pelo purê de mandioca.

 

Ingredientes:

 

Recheio:

 

1 k de carne de sol, que deve ficar dessalgando por 24 hs em água em temperatura natural(não pode aquecer), que a água deve ser trocada várias vezes. Após estar dessalgada é só colocar na panela de pressão até ficar cozida e bem macia.

 

Depois de cozida e macia deve-se desfiar a carne;

1 xícara (chá) de manteiga;

2 cebolas picadas;

2 tomates picados

2 dentes de alho;

½ xícara de salsinha picada;

1 xícara de agua

sal e pimenta à gosto;

 

Purê:

 

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;

2 kg de mandioca descascada, cozida com sal e espremida;

1 xícara (chá) de leite;

3 xícaras (chá) de requeijão cremoso;

1 xícara de queijo coalho ralado, ou queijo parmesão ralado;

sal e pimenta à gosto;

1 pitada de noz moscada

½ xícara de farinha de rosca

 

Modo de Preparo:

 

Aqueça a manteiga em uma panela e refogue e a cebola e o alho. Acrescente a carne seca. Acrescente a água. Desligue o fogo e acrescente a salsinha e misture. Reserve.

Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a mandioca, o leite, o sal, a pimenta e a noz moscada ralada e misture até que fique homogêneo. Aí é só montar do seu jeito favorito em um refratário, faça uma camada com metade do purê, uma camada com a carne seca refogada, por cima da carne coloque o requeijão e, por fim, uma camada com o restante do purê. Por fim, cubra com o queijo ralado e salpique com farinha de rosca e leve ao forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos. Se seu forno tiver o módulo de gratinar, use para que o queijo fique bem dourado.

Vai ficar gostoso de todo jeito!

 

Sirva com uma salada simples de folhas, tomate e cheiro-verde. Rende 6 porções.

 

Bom Apetite!

 

Veja as fotos da montagem do prato

 

http://w ww.portaldecanoinhas.com.br/clickportal/0907/9

Fonte: Chef Joaquim Padilha



Comentar no Tribuna Livre

 

Notícias relacionadas (categoria “Gastronomia”)