Inovação: Bolsista da UnC projeta Robô no combate ao coronavírus

O curso de Engenharia Elétrica da UnC, comprometido com a pesquisa aplicada, apresentou uma importante contribuição científica em tempos de pandemia.

Canoinhas
28 de Janeiro, 2021 755

Publicado em: 28/01/2021 às 13:37

Atualizado em: 28/01/2021 às 13:37

Pesquisadores projetaram o Robô autônomo ANTICOV X, que tem como característica desativar o vírus da COVID-19 e outros da mesma família, por meio da radiação ultravioleta da classe C (UV-C). Essa radiação é aplicada em superfícies de difícil acesso no momento da higienização com outros produtos, como cloro ou álcool. O Robô ANTICOV X está em sua fase final de testes de configuração de trajetórias e ajuste do tempo de radiação nas superfícies.

 

O projeto foi realizado no Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico da universidade pelo acadêmico e Bolsista do Artigo 170, Emanuel Wittlich Silocchi, sob a orientação do professor Luis Eduardo Palomino Bolívar, de Engenharia Elétrica do campus de Canoinhas. ''A tecnologia de radiação com UV-C é já utilizada em hospitais para higienizar ambientes, porém é inovador na medida em que os LEDs UV-C são relativamente novos, os algoritmos de trajetória do robô são evolutivos, utiliza as versões mais modernas de sistemas eletrônicos embarcados e toda a parte mecânica do robô foi feita na UnC'', explica Palomino.

            Para o professor o projeto comprova a importância da pesquisa em momentos em que a Biossegurança é um fator preponderante para salvar vidas humanas.

O acadêmico bolsista, Emanuel Wittlich Silocchi, conta que foi possível desenvolver o projeto por ter recebido a Bolsa de Pesquisa 170. ''A proposta do projeto foi do professor Palomino que, assim que teve a oportunidade, me procurou para que a gente pudesse conversar sobre o desenvolvimento. Tivemos várias reuniões e encontros para o amadurecimento da ideia e para realizar os testes do robô'', relata.

Algumas dificuldades foram encontradas para a concretização do projeto, como a aquisição de componentes importantes para o funcionamento do robô. ''Os componentes utilizados para a construção são muito específicos, alguns importados, e isso acabou tornando o processo mais difícil.  Alguns ajustes ainda estão sendo realizados, mas ele já está em pleno funcionamento'', afirma.

A partir de março, o robô ANTICOV X será usado na higienização das salas de aula e laboratórios da UnC no Campus Canoinhas.

 

INGRESSO POR MÉRITO



A  UnC está com as inscrições abertas para os cursos de graduação no Campus Canoinhas por meio do Ingresso Digital por Mérito até 05 de fevereiro. São ofertadas vagas nos cursos de Administração, Direito, Engenharia Elétrica, Farmácia, Engenharia Elétrica, Farmácia, Medicina Veterinária, Optometria e Psicologia. Acesse www.unc.br/vestibular .



Por Camila Candeia Paz

Jornalista UnC






Camila Candeia Paz
Assessora de Comunicação
Universidade do Contestado
(49) 3441-1046 
(49) 999436020
www.unc.br

Envie suas fotos ou notícias para o Portal! (47) 99636-3646